quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROJETO UCA, LEI 12.249 de 10 de junho de 2010

UCA


          Acredito que esta lei só vem trazer benefícios à toda classe estudantil, pois, está voltada para as escolas públicas estadual e municipal no que tange a inclusão digital. No Brasil estão sendo beneficiadas 300 escolas e em Sergipe 21 conseguiram fazer inscrição cujos critérios são, ter no mínimo 5oo alunos matriculados, energia elétrica e um armário para guardar os aparelhos. O município mais beneficiado em Sergipe esta sendo a Barra dos Coqueiros com onze escolas e Aracaju com duas escolas. Inclusão digital, todos temos direito!!!!


                                              

terça-feira, 24 de maio de 2011

PROJETO UCA

QUESTIONÁRIO

1-De quando é a lei do PROUCA?

R: De 10 de junho de 2010.

2-Observe o art 1º e diga por quem poderá ser feita a aquisição dos computadores?

R: Pelos municípios interessados e devem aderir à ata de registro de preços no pregão eletrônico(FNDE), por meio do sistema de gestão tecnológica( SIGETEC).

3-Explique porque a ação é considerada uma política de inclusão digital?

R: Porque foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de promover a inclusão digital em escolas públicas, ou escolas sem fins lucrativos de educação especial.

4-Qual o número de alunos matriculados que pode garantir a adesão da escola?

R: 500 alunos e professores.

5-Qual a comunicação ou o link que voce estabelece entre essa lei e o projeto de batismo digital, o qual participamos em parceria com CDI e o SENAC?

R: Porque ambos são projetos de inclusão digital sem fins lucrativos para beneficiar pessoas de baixa renda.

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. TCCII

TCCII


          Esta disciplina me proporcionou a condição de aprender e fazer projetos pedagógicos, inciamos pelo TCCI passamos pelo TCCII e finalizamos com o artigo. Aprendi muito e importante também foi a participação efetiva das orientadoras que incansávelmente nos atendia até mesmo fora do horário da aula para sanar possíveis dúvidas, não tenho subjeção alguma e sou muito grato. Quanto ao meu tema, foi decidido pelo grupo e inicialmente trabalhamos o papel da família na educação dos filhos, achamos importante porque com a necessidade da mulher ir ao mercado de trabalho juntamente com o marido para ajudar nas despesas do lar então a família passou a franquear a educação dos filhos que seria sua obrigação, entregando este papel para a escola, agora no artigo com o auxílio da orientadora desmembramos para: escola e comunidade: uma relação necessária.

                                                Um ponto forte e acima de tudo o mais importante é a lição que fica e o ganho de conhecimento que nos é proporcionado durante as leituras dos teóricos que servem de base para a elaboração, desenvolvimento e conclusão dos nossos trabalhos acadêmicos, porém, um ponto fraco que acho é, todos deveriam esforçar-se ao máximo em todas etapas do trabalho para que todos também ganhem com isso, infelizmente não ocorre desta forma.

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL


ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL



   A função da disciplina estágio no ensino fundamental é de preparar o acadêmico para atuar em sala de aula, dando-lhe subsídios teóricos e práticos para a sua atuação, para mim foi um momento mágico e especial apesar de ja ter estagiado na educação infantil, o ensino fundamental tem um diferencial, pois, as crianças já estão mais crescidas e nos questionam a todo tempo sobre tudo, então aí onde chamamos de prova de fogo porque devemos estar preparados, sabendo responder na linguagem delas através do conhecimento de causa, no nosso caso passamos pela observação no período de 11 à 15/04 e a regência de 02 à 13/05 na E.M.E.F. Profª Rachel Côrtes Rollemberg.




          O estágio tem como finalidade proporcionar ao formando o contato direto com a sala de aula colocando em prática tudo o que foi planejado após a etapa de observação e tudo o que foi aprendido durante a graduação até o momento do estágio. É um momento marvilhoso essa hora do contato com os alunos e a colocação em prática de tudo aquilo que foi visto em sala, para mim experiência inesquecível que também me trouxe aprendizado, sem contar nas amizades que fazemos no decorrer e o carinho das crianças não tem preço, faz com que nos encantemos cada vez mais pela pedagogia.
                                                                                                                                    

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. ANTROPOLOGIA

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO




          Para mim foi uma novidade, mas assim como as demais, a forma que os orientadores procuram nos transmitir tornam-se matérias de fácil assimilação e acabamos familiarizando-se com elas e, principalmente antropologia que objetiva estudar a evolução humana e cultural, ou seja, tudo que o homem inventa e usa, afinal de contas estamos inseridos nete conceito, não há como existir dificuldades de aprendizagem.
      É uma matéria que considero de fundamental importância para a formação acadêmica porque também adquirimos conhecimento sobre as mais diversas manifestações culturais e artíticas de um povo sendo esse um ponto forte para mim pois, admiro muito a diversidade cultural de um povo entre outros conteúdos de relevância.

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. DINÂMICA DE GRUPO

DINÂMICA DE GRUPO



           Acolhi esta matéria com muito dinamismo e ela superou minhas expectativas afinal de contas a proposta da dinâmica de grupo é ser uma atividade prática de sensibilização que possibilite maior envolvimento dos participantes no processo de aprendizagem. Nesse aspécto, efetivamente as dinâmicas tem se revelado excelentes instrumentos de educação participativa, via aprimoramento de trabalho em equipes.

          Considero mais um canal de interação e aproximação entre nós acadêmicos da Faculdade São Luis de França, tenho vivido experiências fantásticas e, muito boas para o meu aprimoramento com cidadão e ser humano em sí, estou muito satisfeito com o material apresentado apresentado pela excepcional orientadora desta matéria.

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO



          Matéria nova e de total relevância para a formação acadêmica do pedagogo, não senti dificuldades, pois, a maioria dos conteúdos só fiz relembrar, entretanto na atualidade a transformação e a difusão das tecnologias de informação e comunicação vêm tomando grandes proporções no cotidiano das pessoas nas mais diversas partes do mundo. Dentre essas tecnologias o uso do computador vem tendo um crescente acesso e aperfeiçoamento de suas ferramentas, que tem facilitado cada vez mais as tarefas cotidianas, tais como, os nossos trabalhos que no passado próximo eram feitos à mão, nos dias de hoje fazemos utilizando essa ferramenta que passou a ser essencial não só no nosso dia dia acadêmico como também em toda nossa vida.        

                                                                            
          Encurtar distâncias entre os indivíduos e possibilitar um novo mundo de informações, na qual se pode navegar com rapidez e por diferentes páginas e assuntos ao mesmo tempo. Para mim esta matéria está sendo uma ótima experiência e um viés de maior aproximação entre os acadêmicos, quando na maioria das vezes os trabalhos são feitos em dupla, tornando-nos mais unidos.


                                                                           

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. LIBRAS

                                                                            

TÓPICOS ESPECIAIS-INTRODUÇÃO À LIBRAS
                                                                       
          Sabemos que há necessidade do acadêmico na atualidade estar com uma bagagem em termos de conhecimento em libras, pois, a inclusão deve fazer parte de uma proposta diferente e envolver os educadores, a familia e a comunidade surda para estarem embasadas na filosofia do bilinguismo, que proporciona a todos, igualdade e respeito as diferenças. A comunicação é um fato que predomina a lingua, no caso da comunidade surda é a lingua de sinais. É através da lingua que trocamos idéias e relacionamo-nos ums com os outros, a partir disso quebramos barreiras e solidificamos a inclusão.

          Confesso que criei muita expectativa principalmente pela curiosidade que sempre tive em aprender a lingua de sinais acreditando ser de fácil assimilação, porém, achei complicada e estou tendo dificuldades, mas, acredito na minha capacidade e conseguirei sim um bom desempenho. A formação de professores pode ser decisiva para fazer emergir um novo modelo de educador, um professor capaz de dominar os saberes que realiza em suas práticas, confrontando suas experiências junto á conjuntura escolar em que esta inserida.

          Por fim, essa nova maneira de comunicação através da expressão facial, corporal e com as mãos, acho fantástica e é um mundo novo que nos projeta ao respeito e a busca da convivencia com as diferenças.