terça-feira, 24 de maio de 2011

MEMORIAL 8º PERÍODO PEDAGOGIA NA FSLF. LIBRAS

                                                                            

TÓPICOS ESPECIAIS-INTRODUÇÃO À LIBRAS
                                                                       
          Sabemos que há necessidade do acadêmico na atualidade estar com uma bagagem em termos de conhecimento em libras, pois, a inclusão deve fazer parte de uma proposta diferente e envolver os educadores, a familia e a comunidade surda para estarem embasadas na filosofia do bilinguismo, que proporciona a todos, igualdade e respeito as diferenças. A comunicação é um fato que predomina a lingua, no caso da comunidade surda é a lingua de sinais. É através da lingua que trocamos idéias e relacionamo-nos ums com os outros, a partir disso quebramos barreiras e solidificamos a inclusão.

          Confesso que criei muita expectativa principalmente pela curiosidade que sempre tive em aprender a lingua de sinais acreditando ser de fácil assimilação, porém, achei complicada e estou tendo dificuldades, mas, acredito na minha capacidade e conseguirei sim um bom desempenho. A formação de professores pode ser decisiva para fazer emergir um novo modelo de educador, um professor capaz de dominar os saberes que realiza em suas práticas, confrontando suas experiências junto á conjuntura escolar em que esta inserida.

          Por fim, essa nova maneira de comunicação através da expressão facial, corporal e com as mãos, acho fantástica e é um mundo novo que nos projeta ao respeito e a busca da convivencia com as diferenças.

Nenhum comentário: